A história do jeans

Sem categoria, | 22 maio, 2020

Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Jeans, vamos falar sobre a história do jeans. Essa peça, tão versátil e cheia de estilo, é a queridinha de muita gente. Além disso, os jeans figuram entre as roupas curinga que não saem de moda, e são opções para qualquer ocasião. 

A história conta que as calças jeans foram criadas na década de 1870 por Jacob W. Davis e Levi Strauss. As primeiras peças eram da cor marrom, confeccionadas com denim, à época, tecido utilizado para cobrir carroças.  

Naquele primeiro momento, as calças foram pensadas para os trabalhadores do garimpo de ouro, sobretudo, por ser um material resistente e atender a demanda do trabalho do dia a dia, se tornando uma peça muito bem aceita. 

A cor azul dos jeans só surgiu na década de 1890 quando Levi Strauss teve a ideia de usar corante da planta Indigus para tingir as peças. Alguns anos mais tarde, as calças jeans ganharam bolsos traseiros, e começaram a se popularizar até se tornarem o que são hoje, peças indispensáveis no dia a dia.

A popularização djeans 

Hoje em dia, encontramos os jeans em vários modelos e lavagens para todos os estilos. Mas, a popularização começou há alguns anos, quando a peça passou a figurar no mundo do cinema e dos famosos. Nos filmes de faroeste, os caubóis desfilavam com calças jeans e cintos marcantes.  

E quem não lembra, mesmo em fotos, do rei do rock Elvis Presley esbanjando estilo com seus jeans? 

Desde sua popularização até os dias de hoje, as calças jeans marcaram gerações com diversos modelos que conquistaram mulheres e homens de todas as idades.

A versatilidade do jeans 

Queridinho por muitos, o jeans atende à demanda de todos. Além de ser uma peça de fácil harmonização, ele pode resultar em visuais mais descolados ou mais sofisticados, sendo uma opção para festas, passeios, reuniões ou mesmo para ficar em casa.

Além disso, o conforto é mais uma qualidade que faz toda a diferença no dia a dia. Seja calça, short, blusa, jaqueta, saia…, o jeans é sempre uma opção que não te deixa na mão. 

Leia também: O Bê-a-bá da lavagem de jeans.

 

Tags | História do Jeans, jeans,

Próximo Post