Fibras Têxteis

Sem categoria, | 17 setembro, 2018

A base da indústria têxtil são as fibras. É a partir delas que compomos tecidos. Sua escolha, geralmente, é baseada nas características que queremos em cada artigo. Além disso, podemos combinar fibras diferentes para compor um mesmo tecido para associar propriedades. Mas nem sempre a gente sabe fácil diferenciar os vários tipos de fibras, por isso, preparamos, abaixo, um pequeno resumo dos grupos mais usados:

Fibras Naturais: como o próprio nome já indica, são fibras extraídas da natureza de origem: animal, vegetal ou mineral. Entre elas, está a que mais usamos na Cedro, que é o algodão. Mas há também outras, como o linho, a lã, a seda e o amianto.

Fibras Artificiais: são fibras produzidas pelo homem, utilizando como matéria-prima polímeros naturais de origem celulósica ou proteica. Esses polímeros são regenerados,  dando origem a novas fibras. São os casos da viscose, do acetato, do lyocel e do modal.

Fibras Sintéticas: são fibras produzidas pelo homem, utilizando como matéria-prima produtos químicos da indústria petroquímica. Algumas delas são o poliéster, a poliamida, o elastano (presente nos nossos tecidos elastizados) e o kevlar.

 

Próximo Post