KARL LAGERFELD: O ESTILISTA QUE RENOVOU A MODA MUNDIAL

Fashion, | 21 fevereiro, 2019

Faleceu esta semana, na terça-feira (19), o estilista e diretor criativo da Channel, Karl Lagerfeld. Ousado, ele marcou o mundo da moda com suas polêmicas, porém foram suas criações que se destacaram ao longo de sua carreira.

Karl nasceu em 1933, em Hamburgo na Alemanha. Em plena ascensão nazista, seus pais se mudaram com sua família para 40km ao norte com a intenção de fugir dos tumultos. Lagerfeld, já nesta época, ostentava um estilo único, com cabelos grandes e trajes tirolês. Inclusive, essa foi a tradição que inspirou mais tarde o mítico traje de tweed da Chanel, peça ícone que passou décadas sendo reinventada pela marca.

Após vencer um concurso de design na categoria de casacos, Karl foi contratado para atuar em uma grande marca parisiense, a Bailman. Sendo assim, ele atuou como assistente de Pierre Balmain a partir de 1955, o que se tornou um grande marco na sua carreira. Foi em 1983 que os irmãos Wertheimer, donos da Chanel, contrataram Karl como diretor criativo da marca. A intenção era que ele salvasse a Chanel da decadência pela qual ela estava passando, reascendendo o legado e reciclando as criações icônicas de Coco Chanel.

Lagerfeld fez parte da geração que promoveu a transição da alta costura para o prêt-à-porter. Na direção da Chanel, foi responsável por lançar peças incríveis e ousadas, mantendo a essência da grife. Entre seus trabalhos mais notórios estão a recriação do icônico terno Chanel, o clássico vestidinho preto, os preciosos tweeds, os sapatos de dois tons e, claro, as famosas bolsas acolchoadas da label francesa.

 

Tags | Chanel, karl lagerfeld,

Próximo Post