Modismo, Tendência ou Megatendência? Descubra a diferença entre os conceitos

Fashion, | 5 abril, 2019

O mundo da moda é cheio de termos específicos frequentemente usados por nós. Porém, a aplicação deles nem sempre é feita corretamente, pois seus conceitos não estão tão claros ou se confundem entre si. Neste post iremos diferenciar os conceitos de modismo, tendência e megatendência. Termos que tomam como base situações sociais, culturais, políticas e econômicas.

Modismo

O modismo é um fenômeno imprevisível, de curta duração e sem significado social, político ou econômico. Sendo assim, pode estar limitado a um ou mais lugares específicos, e tem as mais diversas origens.

Exemplo: determinadas peças que ganham o gosto popular por estarem presentes em algum filme, série ou novela.

Tendência

É uma sequência de eventos com certa força e durabilidade, que revela os caminhos que o setor fashion está tomando, oferecendo muitas oportunidades.

Exemplo: a evolução da tecnologia têxtil, que tornam os tecidos cada vez mais funcionais.

Megatendência

Grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por alguns anos.

Exemplo: a previsão de aumento populacional para os próximos anos passam a exigir um planejamento, considerando a escassez de recursos. A sustentabilidade assume um papel preponderante.

Quer se manter atualizado e receber o nosso conteúdo por e-mail? Clique aqui e cadastre-se.

 

Próximo Post