O que é apropriação cultural?

Fashion, | 15 abril, 2019

A apropriação cultural é um tema que vem sendo debatido com muita frequência nos dias atuais, principalmente no mundo da moda e das artes em geral. Porém, você sabe o que realmente significa esse conceito?

De acordo com a especialista Susan Scafidi, em seu livro “Who owns culture?”, apropriação cultural é o ato de tomar para si outras culturas, expressões, histórias e outras formas de saber que não pertence a você.

A situação é problemática quando o sujeito usa características próprias de uma comunidade, não conhecendo as tradições de determinado grupo. Muitas vezes, o que está sendo apropriado, tem um significado religioso, um sofrimento e história por trás de um objeto explorado sem autorização.

A apropriação cultural no mundo da moda

A apropriação cultural se torna uma situação ainda mais problemática quando aquele símbolo é capitalizado, ou seja, quando o sujeito que se apropria dele tem também intenções de lucrar com a sua aplicação em um produto.

Muitas marcas de moda costumam inspirar tendências e coleções em outras culturas, instigando os debates em torno do assunto. Principalmente quando se trata de fins comerciais e publicitários é preciso saber diferenciar uma cultura de uma tendência. Já que, o primeiro, leva em consideração muitas vezes contextos sociais e políticos que vão além de pura estética.

Quer se manter atualizado e receber o nosso conteúdo por e-mail? Clique aqui e cadastre-se.

 

 

Próximo Post