Por um fio

Jeans, | 14 novembro, 2018

Ao se falar sobre tecidos, é muito comum ouvirmos os termos “Anel” e “Open-End”. Mas você sabe a diferença entre um e outro fio? Basicamente, o que varia de um para o outro é o equipamento em que são produzidos. No entanto, essa “pequena” diferença gera, em ambos, características muito específicas que irão interferir diretamente no resultado final. Por isso, preparamos uma breve explicação sobre cada um:
Fio Open-End: Produzido no filatório a rotor, esse fio é bastante eficiente no que diz respeito ao aproveitamento de fibras curtas e de sua produtividade. Porém, um pouco menos resistente e com mais pilosidade (revestido de pelos). Essas duas últimas características podem ser amenizadas por meio de processos posteriores de acabamento, como a mercerização. São fios menos densos e, portanto, mais permeáveis.

Fio Anel: Produzido no filatório anel, esse fio permite, de maneira geral, uma maior variedade de título de fios. Trata-se de um fio mais resistente devido ao seu estiramento e torção. Em geral, possuem baixa pilosidade e fibras mais paralelas. Por isso, são mais resistentes, brilhosos e possuem um toque melhor. Apesar disso, sua produtividade é menor do que a do fio Open-End.

Em nossa cartela de produtos, temos tecidos feitos com fio Open-End e anel. Você pode conferir todos eles clicando aqui.

Tags | cedro, Cedro Textil, Denim, Fio anel, Fios, Jeans, Jeanswear, Open-end, produção jeans,

Próximo Post